INEO Start

Desde a ideia até ao lançamento de um negócio existe um longo caminho a percorrer: desenvolver um modelo de negócios sustentável, encontrar a equipa certa, desenvolver um produto, definir uma estratégia de entrada no mercado (go-to-market-strategy).

O INEO Start encontra-se estruturado em 5 sessões  nas seguintes áreas:

  1. Business Model Canvas e How to Pitch
  2. Customer Development e Lean Prototyping
  3. Marketing para startups
  4. Startups e investimento
  5. Pitching

Termina como uma apresentação pública dos projetos a uma plateia de convidados – o Demo Day

Durante o INEO Start os projetos participantes terão também oportunidade de contactar com mentores , empresários e investidores dispostos a partilhar a sua experiência e conhecimento.

 

O que fazemos

Procuramos negócios escaláveis, orientados a produtos, com uma visão internacional e facilmente prototipáveis.

O INEO Start 2018 é um programa de aceleração de tecnologias e ideias em negócios de 5 semanas que junta equipas com grande potencial de investimento com formadores, empresários e investidores.

As suas mais de 80 horas que são divididas entre:

  • workshops – conduzidos por formadores experientes nas áreas mencionadas;
  • sessões de mentoring – dinamizadas por empresários/investidores que estão dispostos a partilhar o seu conhecimento e experiência com os participantes do programa;
  • office-hours – destinadas à coordenação semanal do programa.

Adicionalmente, cada equipa tem um tutor dedicado que tem a missão de ajudar os participantes durante todo o curso do programa.

Nas 8 edições anteriores passaram pelo ineo Start mais de 300 participantes divididos em mais de 100 equipas, que criaram empresas com uma taxa de sobrevivência de 85%.

A nona edição será durante os meses de Abril e Maio de 2017 no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.

Este surge de uma iniciativa conjunta entre o Instituto Pedro Nunes, a Universidade de Coimbra e a jeKnowledge – júnior empresa da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

O INEO Start é uma iniciativa INEO, projecto que ao longo do tempo tem juntado diferentes parceiros e autores com um objectivo comum: ser uma referência na divulgação e estimulo à inovação empreendedorismo e startups, através da partilha de experiências, apresentação de espaços, pessoas e projectos, até aos passos de criação de uma empresa. À semelhança do INEO Start, o INEO é uma parceria jeKnowledgeIPN e UC.

 

Programa

Business Model Canvas e How to Pitch: Ferramenta de gestão estratégica, desenvolvida por Alexander Osterwalder, que permite aos empreendedores testar todos os pressupostos do seu modelo de negócio numa só página. Treino de técnicas de apresentação do projecto/negócio em tempo curto (1/3 minutos), de uma forma criativa e cativante.

Customer Development e Lean Prototyping: O Customer Development é baseado numa nova metodologia de Alexander Osterwalder que permite testar hipóteses acerca do produto/serviço junto dos potenciais clientes (Test card, test A/B, etc.). O Lean Prototyping inspira-se na metodologia desenvolvida por Eric Ries permitindo aos empreendedores optimizarem e validarem as suas ideias, com menor investimento e maior rapidez.

Marketing para startups: Exploração de ferramentas de divulgação de produtos e serviços, bem como de geração de métricas para aferir do interesse do mercado-alvo.

Startups e investimento: Preparação da componente financeira do projecto, i.e., aferir com rigor o montante de investimento realmente necessário, em que é que vai ser usado e a que milestones está associado.

Final Pitch: Sessão de treino final das apresentações dos empreendedores para o “Demo day”.

“Demo day”: Apresentação das startups e projectos participantes a uma plateia de convidados, incluindo investidores.

Público-alvo

– Investigadores que alcançaram resultados de I&DT passíveis de gerar produtos/serviços competitivos em mercados globais;

– Projectos ou startups de base tecnológica em fase de desenvolvimento do seu produto/serviço;

– Equipas de empresas já constituídas, na fase de desenvolvimento de um novo produto/serviço de base tecnológica visando os mercados globais.

Critérios de seleção

  • Projeto baseado em resultados de I&DT e/ou de elevada intensidade tecnológica;
  • Grau de diferenciação e inovação do projeto;
  • Produtos com potencial de rápido crescimento em mercados globais;
  • Fase de desenvolvimento do projeto (pós-ideia, pré-mercado);
  • Equipa (grau de compromisso, nº de elementos entre 2 e 5 e perfil dos participantes).

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