Inovar

Um conjunto de soluções orientadas à facilitação do processo de translação de novas tecnologias para o mercado.

O investimento bem orientado em I&D tem um impacto significativo na qualidade dos resultados de investigação, no crescimento das empresas, no aumento do emprego e no lançamento de novos produtos e serviços inovadores. Os países/regiões com elevado desempenho em inovação e competitividade apresentam maiores investimentos em I&D. No entanto, tal não é suficiente. Um simples aumento do investimento em I&D não resulta necessariamente no crescimento e criação de empregos qualificados. Existe a necessidade de integrar atividades ex-ante e ex-post para assegurar que o investimento em I&D seja transferido para um contexto comercial.

Bolsas de Ignição

O sistema de Bolsas de Ignição visa criar estímulos junto da comunidade de investigadores e docentes dos centros e unidades de I&D, com o intuito de potenciar a transformação de ideias embrionárias em potenciais invenções viáveis com base em resultados de projetos de I&D em curso. Pretende-se essencialmente dar resposta a questões exploratórias atinentes aos resultados obtidos ainda antes de investir verbas mais avultadas em provas de conceito. As bolsas a atribuir procuram assim incentivar os investigadores da comunidade do ensino superior que desenvolveram projetos de I&D a explorarem, numa fase preliminar, o seu potencial comercial, recorrendo para tal a um orçamento com um valor máximo de 8.500,00€, a aplicar na validação técnica e comercial dos projetos.

Saber mais >>

Provas de Conceito

O fundo de Prova de Conceito visa estimular a valorização de resultados de I&D que possam ser alvo de um licenciamento ou da constituição de uma spin-off de base tecnológica num prazo de 1 a 2 anos. Os docentes e investigadores podem encontrar no fundo de Prova de Conceito os recursos necessários para testarem e validarem os seus conceitos teóricos e/ou criarem um protótipo, que lhes permita atingir os níveis 4 ou 5 na escala “Technology Readiness Levels”. As Provas de Conceito têm uma dotação máxima de 42.500,00€ por projeto.

Saber mais >>

Sensibilização, Capacitação e Networking

Organização de ações que podem assumir diversas formas tais como workshops, conferências, sessões de demonstração, programas de aceleração, reuniões estratégicas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre os temas do empreendedorismo, avaliação do potencial comercial de resultados de investigação, proteção da propriedade intelectual, vigilância tecnológica, valorização comercial de I&D, transferência de conhecimento, modelos de negócio, financiamento de projetos inovadores, design thinking, lean start-up, scale-up, e orientação para o mercado global de tecnologias, bem como o desenvolvimento de protótipos ou unidades piloto demonstradores.

Ver eventos

Technology Scouting

Identificação precoce de resultados de investigação com potencial comercial nos centros de saber dos parceiros nucleares. Recolha de informação necessária para a proteção de ativos intelectuais derivados de projetos de I&D. Vigilância tecnológica, pré-diagnósticos de mapeamento tecnológico, intermediação, planos de valorização comercial.

Diagnósticos de Inovação

Realização de diagnósticos de inovação em empresas para a identificação de necessidades tecnológicas potencialmente supríveis pelos centros de I&D dos parceiros nucleares, visando o aumento da intensidade tecnológica do tecido empresarial da região, reforçando a sua ligação ao SCTN e suportando a introdução de novos processos, produtos ou serviços no mercado.

Proteção de ativos intelectuais

Proteção de ativos intelectuais resultantes de projetos de I&D incluindo serviços de vigilância tecnológica, pré-diagnósticos de mapeamento tecnológico, intermediação, desenvolvimento de planos de valorização comercial, registo de patentes, modelos de utilidade, design, entre outros.

Business Intelligence

Disponibilização de acesso a base de dados de business intelligence para recolha de informação tal como estudos de mercados, análises financeiras ou relatórios de fusões e aquisições, para o suporte ao desenvolvimento de projetos acompanhados pelo consórcio INOV C.

Notícias relacionadas

Eventos relacionados