Dinamização de HUB Naval

Dinamização de HUB Naval

Tendo como objetivo a promoção e estímulo de atividades de capacitação, investigação, desenvolvimento e inovação no âmbito da economia do mar e, em particular, das indústrias navais, a Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM), em parceria com a Universidade de Coimbra, leva a cabo uma série de iniciativas com vista à promoção de instituições, associações e empresas da área da metalomecânica. Este é um projeto que visa a aproximação de instituições, associações e empresas ao meio científico e académico, nomeadamente através do estímulo a uma maior cooperação com Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e com as Universidades e Politécnicos.

Segundo Luis Figueiredo Silva, coordenador do projeto, “esta é uma iniciativa que procura estabelecer sinergias entre o tecido industrial e Universidades e Politécnicos com vista à capacitação de quadros especializados e o aparecimento de ideias de negócios inovadoras que deem às empresas da região argumentos para competir no mercado da construção naval”.

Devido aos constrangimentos impostos pela passada crise financeira, as indústrias navais sofreram uma considerável perda de mão-de-obra. Neste momento, com o retomar normal da sua atividade, as indústrias navais não conseguem captar recursos humanos especializados capazes de fazer face às suas necessidades. Neste contexto, a CMM tem desenvolvido várias atividades que têm como objetivo diagnosticar as necessidades de inovação e a capacitação de quadros especializados para responder às necessidades dos mercados.

 

Parceiro Complementar: Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista

Parceiro Nuclear: Universidade de Coimbra

Ano de aprovação: 2018

Share
[share post_type="portfolio"]