Software de Gestão Térmica de Baterias

Software de Gestão Térmica de Baterias

O software de gestão térmica de baterias, a ser desenvolvido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, pretende prolongar a vida útil deste sistema de armazenamento de energia, cuja atual limitação é o rápido envelhecimento.

O desenvolvimento deste software, que utiliza um método modelação térmica, possibilita estimar o estado e a vida útil das baterias de iões de lítio, usadas pelo setor automóvel nos veículos elétricos, evitando a sua degradação precoce. Com um sistema de monitorização e controlo (BMS, BTM), o tempo de vida útil da bateria pode ser prolongado, através de uma operação dentro dos parâmetros de funcionamento que garante uma vida útil elevada para cada elemento de um pack de baterias.

«Atualmente, as energias renováveis são uma alternativa ecológica às energias tradicionais, mas são também uma opção de investimento cada vez mais atrativa para vários setores e possibilitam o aumento da poupança por parte do consumidor. Uma das melhores formas de armazenamento de energias renováveis passa pela utilização de sistemas de baterias. No entanto, as baterias têm custos elevados e, para esta tecnologia ser rentável e eficiente, é necessário prolongar a sua vida útil. Diminuir o custo de armazenamento tornará esta opção mais atrativa, por exemplo, para o setor dos transportes», refere Edson Freitas, investigador principal do projeto.

 

Tipo de projeto: Bolsa de Ignição

Ano de aprovação: 2018

Promotor principal: Edson Carlos Isidoro de Freitas

Área(s) de conhecimento: Engenharia Mecânica

Share
[share post_type="portfolio"]